Muitos usuários têm dúvidas sobre qual smartphone fornece a maior durabilidade de bateria. Esse, inclusive, é um fator decisivo para muitos consumidores que buscam um novo aparelho.
Quando se trata de lançamentos, tanto a Apple quanto as principais fabricantes de dispositivos Android, como Samsung e Google, fizeram ajustes importantes na eficiência energética de seus modelos mais avançados. A seguir, confira alguns comparativos entre as baterias de modelos iOS e Android.
Desempenho de baterias: iPhone 16 vs Android
Apesar de o iPhone 16 contar com uma bateria de apenas 3.560mAh, ele consegue competir razoavelmente bem em tarefas comuns do dia a dia, como reprodução de vídeo 4K e chamadas em Zoom, graças ao processador A18 e à tela de 60Hz.
No entanto, em testes de navegação na web, ele ficou atrás de seus rivais Android, como o Galaxy S24 (4.000mAh) e o Pixel 9 (4.700mAh), ambos oferecendo mais horas de uso contínuo.
A situação é mais desfavorável para o iPhone 16 Pro, que, apesar da bateria um pouco maior (3.580mAh), teve desempenho inferior devido ao maior consumo de energia do processador A18 Pro. Aqui, ele marcou 40% menos tempo de uso em navegação web do que o Pixel 9 Pro, que tem uma bateria significativamente maior (4.700mAh).
Galaxy S24 Ultra x iPhone 16 Pro Max: um duelo de gigantes
Falando em modelos mais robustos e recém-lançados pelas duas gigantes, o iPhone 16 Pro Max e o Galaxy S24 Ultra fornecem resultados diferentes de acordo com cada de cenário de uso.
Testes realizados pelo Tom’s Guide mostraram que o iPhone 16 Pro Max supera o Galaxy S24 Ultra em navegação web, com 18 horas de uso contra 16 horas e 46 minutos do modelo da Samsung.
Contudo, quando colocado em um teste de uso realista, envolvendo aplicativos, jogos e redes sociais, o Galaxy S24 Ultra se destacou, durando cerca de 1 hora e meia a mais que o iPhone 16 Pro Max.
Com tantos fatores em jogo — desde a capacidade bruta da bateria até a eficiência dos processadores — escolher entre um iPhone ou um Android em relação à bateria vai depender de como o modelo será usado na rotina. Cada smartphone possui pontos fortes e fracos, que devem ser analisados de acordo com o perfil do consumidor.