Home » Celulares » Galaxy S25 promete resolver um sério problema de segurança dos aparelhos da Samsung

Galaxy S25 promete resolver um sério problema de segurança dos aparelhos da Samsung

Rumores indicam que o Galaxy S25 da Samsung terá uma tecnologia que traz mais segurança e eficiência ao processo de atualização do sistema.

A série Galaxy S25, que deve ser lançada no início de 2025, promete trazer uma inovação que pode impactar diretamente a experiência dos usuários.

Segundo rumores, o novo topo de linha da Samsung deve incluir as chamadas atualizações contínuas A/B, um recurso que muitos consideram essencial para maior segurança e eficiência em dispositivos Android.

Se confirmada a informação, essa seria a primeira vez que um smartphone da linha premium da Samsung teria essa funcionalidade.

O que são as atualizações contínuas A/B?

As atualizações contínuas A/B, introduzidas no Android 7.0 Nougat em 2016, funcionam por meio de duas partições distintas: uma partição ativa (A) e uma partição secundária (B).

 

Esse mecanismo permite que as atualizações do sistema sejam instaladas em segundo plano enquanto o celular está em uso.

Assim, o processo de instalação se completa com o usuário precisando apenas reiniciar o aparelho, com um tempo médio de reinicialização de cerca de dois minutos.

Essa tecnologia aumenta a segurança, pois, em caso de falha na atualização, o sistema pode reverter para a versão anterior, evitando problemas de funcionamento que poderiam exigir assistência técnica.

Vantagens das atualizações contínuas

As atualizações A/B trazem uma série de benefícios para o usuário:

  • Maior segurança: a possibilidade de reverter para uma partição funcional reduz o risco de falhas críticas.
  • Menos tempo de inatividade: como a maior parte da instalação ocorre em segundo plano, a interrupção para o usuário é mínima.
  • Menor necessidade de suporte técnico: o recurso diminui a chance de erros que precisariam ser solucionados por meio de assistência ou garantia.

O único ponto que pode ser considerado uma desvantagem é a utilização adicional de espaço de armazenamento, já que o celular precisa de uma partição extra para a atualização.

Atualizações contínuas nos celulares da Samsung

A Samsung já havia testado essa tecnologia com o modelo Galaxy A55 (imagem abaixo), mas optou por não incluir o recurso na linha Galaxy S24, o que causou uma certa surpresa entre os usuários e especialistas.

Galaxy A55 em 2025

Agora, a empresa talvez esteja pronta para adotar a tecnologia em seus modelos mais sofisticados, algo que, para muitos, já era esperado há anos.

Impacto esperado no Galaxy S25

Se a introdução das atualizações A/B nos dispositivos da série Galaxy S25 for confirmada como indicam os rumores, os usuários terão acesso a um sistema mais eficiente e seguro.

Isso marcaria um passo importante para a Samsung, colocando seus modelos de topo de linha em sintonia com as práticas de atualização mais modernas e adotadas por outras fabricantes.

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário