Um aplicativo que se tornou essencial na comunicação diária é o WhatsApp, mas nem todos os smartphones serão capazes de acompanhar suas atualizações futuras, pois no início de 2024, alguns modelos de celulares antigos não serão mais suportados pelo aplicativo. Vamos entender quais são esses dispositivos e quais medidas podem ser tomadas se o seu celular for um deles.
Por que o WhatsApp vai parar de funcionar em alguns celulares?
A partir de janeiro de 2024, o WhatsApp não funcionará mais em 40 modelos de celulares antigos. O motivo é a incompatibilidade desses aparelhos com as mais recentes atualizações do aplicativo e seus sistemas operacionais obsoletos.
O WhatsApp faz uma revisão anual e decide interromper o suporte a sistemas operacionais antigos por dois motivos principais: Primeiro, esses sistemas têm poucos usuários. Segundo e mais importante, eles não suportam as novas funcionalidades ou as atualizações de segurança essenciais que o aplicativo requer para funcionar de maneira eficiente e segura.
Em quais celulares o WhatsApp vai parar de funcionar?
- Archos 53 Platinum
- Faea F1
- THL W8
- Huawei Ascend D2, G740, Mate
- iPhone 3G, 3GS, 4, 4S, 5, 5C, 6S, 6S Plus, SE (1ª geração)
- LG Ascend, Enact 2, Optimus F3, F3Q, F5, F6, F7, L2II, L3II, L3 II Dual, L4II, L5II, L5 Dual, L7II, L7 Dual
- Samsung Galaxy Ace 2, Core, Mini S3, Trend II, Trend Lite, XCover 2
- Sony Xperia M
- Wiko Cink Five, Darknight ZT
- ZTE Grand S Flex, Grand X Quad V987, V956
- UMI X2
O que fazer se o seu celular estiver na lista
Para os usuários que possuem um dos modelos citados acima, a mensagem é clara: é hora de adquirir um novo aparelho se quiserem continuar utilizando o WhatsApp. Ao escolher um novo smartphone, é recomendado optar por dispositivos mais recentes que venham com versões do Android igual ou superior a 13. Isso garantirá que o celular receba suporte e atualizações do sistema por um período mais longo.
Se está em busca de sugestões, alguns modelos que já operam com Android 14 ou que estão na fila para receber o Android 15 incluem dispositivos de marcas conhecidas como Samsung, Motorola, Xiaomi, realme e ASUS.