Com o avanço da tecnologia, os celulares tornaram-se bens preciosos e, infelizmente, alvos frequentes de roubos e furtos. Pensando na segurança dos usuários, o Governo Federal desenvolveu o aplicativo Celular Seguro. Mas você sabe como ele funciona e o que é necessário para usufruir dessa proteção? Acompanhe os detalhes a seguir e entenda melhor esta nova ferramenta de segurança.
5. O que é o aplicativo “Celular Seguro”
O aplicativo Celular Seguro é uma inovação do Governo Federal que visa proteger o cidadão contra os inconvenientes causados pelo roubo ou furto de aparelhos móveis. Este serviço permite que usuários bloqueiem o seu dispositivo de maneira eficaz e rápida para prevenir usos indevidos.
Ao fornecer informações vitais como marca, modelo e IMEI do celular, as pessoas criam um mecanismo de defesa que conecta órgãos oficiais e instituições financeiras, viabilizando o bloqueio quase instantâneo das funcionalidades do telefone, incluindo o acesso a contas bancárias e linhas telefônicas.
4. É preciso fazer o cadastro no Gov.br para usar o aplicativo?
Para ter acesso ao Celular Seguro é fundamental que o usuário esteja cadastrado na plataforma Gov.br. Este processo é feito pela internet, exigindo informações pessoais que confirmem a identidade do indivíduo. Além disso, durante esse cadastro, é possível associar a conta bancária ao serviço, reforçando o nível de proteção em caso de perda do dispositivo.
3. Quem é a “pessoa de confiança” no app?
Essa é uma característica bastante relevante do aplicativo, pois permite que o usuário escolha alguém de sua confiança para agir em sua defesa. Essa pessoa de contato, devidamente cadastrada no sistema com todos os dados necessários, tem a autoridade para registrar uma ocorrência de bloqueio, caso o dono do celular não possa fazê-lo. Sendo assim, em momentos de urgência, ter alguém de confiança é um grande diferencial para acelerar o processo de segurança do aparelho.
2. Há limite de aparelhos para cadastrar no app?
A boa notícia é que não existe um número máximo de dispositivos móveis que uma pessoa pode registrar no Celular Seguro. Contudo, é importante que a linha telefônica de cada aparelho esteja vinculada ao CPF do usuário, garantindo, assim, a legitimidade e eficácia na hora de efetivar o bloqueio do telefone.
1. Em quanto tempo o celular será bloqueado?
Depois de disparar o alerta de roubo ou furto através do aplicativo, o tempo de resposta para o bloqueio pode variar. Instituições bancárias têm o compromisso de iniciar o processo em até 30 minutos, enquanto a ANATEL requer um prazo de até 24 horas para bloquear o IMEI do aparelho. Quanto ao bloqueio de linhas telefônicas pelas operadoras, há uma expectativa de ação rápida, que deve ocorrer a partir do dia 9 de fevereiro, apesar de ainda não haver um tempo definido para essa ação ser completada.
É fundamental ressaltar que, caso o celular seja encontrado após o bloqueio, o usuário deverá entrar em contato com as operadoras e bancos envolvidos para solicitar o desbloqueio e voltar a usar o aparelho normalmente. O Celular Seguro faz parte de uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ANATEL, FEBRABAN, ABR TELECOM, entre outras entidades, que trabalham de forma integrada para que o bloqueio e a comunicação sejam eficientes e seguros.
Para utilizar os serviços do aplicativo Celular Seguro e se proteger contra os problemas decorrentes de roubos e furtos, faça o download do aplicativo através da App Store ou da Google Play Store.
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